Encontre o que deseja aqui

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Origem dos Heróis #01 - Arqueiro Verde




Lembrando que o conteúdo a seguir é um resumo das fases mais importantes do herói, para quem é entendido do assunto, vai faltar muita coisa, mas selecionei o mais importante para quem quer conhecer a origem do Arqueiro Verde. O CONTEÚDO A SEGUIR PODE CONTER SPOILERS.

Nome: Oliver Queen
Nome original: Green ArrowLicenciador: DC ComicsPaís de origem: Estados Unidos da AméricaCriado por: George Papp, Mort Weisinger 

Primeira aparição em More Fun Comics 73 em 1941



1.Origem: Quando era criança Oliver idolatrava seu herói favorito, o Robin Hood, tanto que praticava bastante arco e flecha, porém, ficou traumatizado quando matou um animal acidentalmente com uma de suas flechas. Mais tarde quando seus pais estavam sendo atacados por leões em um safari, Oliver hesitou em atacar outro animal devido seu trauma de infância, o que custou a vida de seus pais. Após o falecimento de seus pais, ele foi criado por seu tio e herdou a herança da família. Com a herança, Oliver se transformou em um playboy milionário que, certa noite, bêbado, caiu de seu iate e se viu naufragado numa ilha próxima á costa da Califórnia. Conseguindo se alimentar após fazer um conjunto rústico de arco e flechas para caça e pesca, ele finalmente descobriu o que era viver sem os confortos da civilização. A salvação veio quando um grupo de meliantes desembarcou na ilha (a qual usavam como esconderijo). Queen os pegou de surpresa, tomou seu barco e os entregou à Guarda Costeira. Embora tenha se mantido anônimo, a imprensa local publicou a história e o chamou de Robin Hood moderno. 

2.Do luxo ao lixo: Com o passar das décadas, a editora DC resolveu dar-lhe personalidade própria, afastando-o do “estilo Batman”. Foi então explicado aos leitores que sua crescente falta de interesse na empresa permitiu que um empresário inescrupuloso chamado John Deleon acusasse falsamente Oliver de fazer negociatas com títulos municipais. Embora tenha sido totalmente inocentado, sua reputação no mundo dos negócios foi arruinada, levando-o à falência. 

Assim, o herói passou a viver como um cidadão de classe média baixa. Outra decisão da DC foi mudar-lhe o visual: o Arqueiro passou a ostentar um bem tratado bigode e cavanhaque e o uniforme também mudou, ficando mais arrojado.


3.Parceiros: Com o baixo número de vendas da série do Lanterna Verde o editor da DC resolve juntar os dois heróis em apenas um arco. Então incluiram Hal Jordam e Oliver Quenn criando uma excelente dobradinha que até hoje é conhecida como uma das melhores amizades entre heróis nos quadrinhos. Com um tom político e uma pegada social, a HQ trabalhava diversos problemas da sociedade contemporânea, mostrando um Arqueiro Verde bastante ativista, sempre ao lado das minorias e simpático aos problemas do povo. 

Temas polêmicos da época como o racismo, desigualdade social e até mesmo jovens no mundo das drogas, serviram como pano de fundo para as histórias da revista, que até hoje é tida como revolucionária e à frente de seu tempo, sempre estando nas listas de melhores histórias desses dois personagens. 

4.Arqueiro apaixonado: Em uma série que não é classificada como um clássico do herói ele acaba se apaixonando e se casando com a Canário Negro, qual já foi sua namorada antes. 

5.Os Caçadores: Neste arco -um dos mais famosos do arqueiro- sai de cena o Oliver Quenn que era praticamente um Robin Hood moderno com flechas tecnológicas e entre em cena um Arqueiro mais urbano, mais violento, e que troca até mesmo o clássico chapeuzinho pontudo por um capuz. A série traz um tom mais adulto e mais violento, com Oliver inclusive matando criminoso. Algo próximo do que a série Arrow tentou trazer em sua primeira temporada.

Na trama, que envolve a máfia chinesa e introduz a personagem Shado na cronologia do herói, Oliver e Canário Negro acabaram de sair de Star City para abrirem uma floricultura em Seattle. Porém a violência e a prostituição do local atravessam o seu caminho mais rápido do que poderiam imaginar.

6.A morte do Arqueiro: Em uma missão nas alturas e com toda a jogada de marketing da DC trocando seus heróis, Oliver se descuida e morre em uma explosão de um avião sobre Metrópolis enquanto enfrentava um grupo paramilitar.

Após sua morte, quem assume o manto de arqueiro é seu filho, Connor Hawke que Ollie havia conhecido há pouco tempo. Mas logo a DC voltou atrás e explicou aos leitores que o acidente aéreo não tinha sido o fim de Oliver Quenn, pois Parallax (o antigo Lanterna Verde [alvo de um próximo Origem dos Heróis]) usando seus poderes quase divinos, trouxe seu velho amigo de volta da morte.  

7.Voltando dos mortos: Em O Espírito da Flecha Quenn é ressuscitado por Hal quando este ainda tinha os poderes de Parallax. Oliver retorna como mendigo nas ruas de Star City, apenas com parte de sua memória. Isso por que, apesar de seu corpo ter sido trazido de volta, o espírito ainda permanece no paraíso, recusando-se a abandonar o merecido descanso eterno. 

Sem alma, o Arqueiro se torna um possível receptáculo para demônios, e precisa recuperar sua alma antes que seu corpo seja roubado por um misterioso serial killer que deseja um corpo mais jovem para habitar. Mesmo tendo um tom sobrenatural e fora do comum a história se tornou uma das mais famosas do herói. 

8.Anel energético: Após anos esquecido, Hal Jordan retorna a seu posto de Lanterna Verde. E como não poderia ser diferente Oliver tem participação crucial na história, que restaura o tom da amizade e camaradagem entre os personagens.

Apesar de não ser uma história focada no arqueiro verde, Oliver tem um papel muito importante no arco, que inclusive enfrenta Sinestro ao lado de Kyle Rayner. O ápice do personagem na história é quando chega a usar o anel energético que seu amigo Jordan havia lhe dado anos atrás. 

9.Novos 52: Na nova fase da DC, sai de cena o simpático tiozinho da barbicha e entre em cena o jovem milionário que acabou de sair de uma experiência de sobrevivência de uma ilha deserta onde se tornou uma pessoa diferente.

10.Curiosidade: Em Cavaleiro das Trevas, arco espetacular do Homem Morcego, Oliver é uma peça crucial na vitória do Batman sobre o Superman, quando mesmo sem um braço (qual foi arrancado por Superman) atira um flecha de Kryptonita em Superman que o deixa mais fraco e garante a vitória de Bruce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário